![]() | |||||||||||||
| |||||||||||||
|
| |||||||
| Imagem, Audio e Video Fórum para discussão de assuntos ligados a Edição de Imagens, Video e Audio. |
![]() |
| | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
| | #1 | |||||||||||||
| DeskModder & CSSMapper
Postagens: 7.970
Agradeceu: 19
Agradecido 550 Vez(es) em 397 Posts
Reputação: 100 ![]() ![]() ![]() |
O que é imagem HDR ou HDRI Com certeza você já viu fotografias e/ou imagens usando o recurso HDRI (High Dynamic Range Image), mas nem todos sabem como funciona nem como se usa esta tecnologia. Segundo a Wikipedia… High Dynamic Range Image, ou HDRI (extensão .hdr), são imagens que guardam as informações de luminosidade de seus pixels, destacando áreas que recebem maior ou menor quantidade de luz. São normalmente utilizadas no mapeamento (revestimento) de objetos tridimensionais, em softwares como o 3D Studio Max, Maya, Blender, Radiance, LightWave, SoftImage XSI, etc. Por seu aspecto realista, geralmente são utilizadas para simular superfícies polidas ou reflexivas, diferente das imagens LDR (Low Dynamic Range, como bmp, jpg, gif entre outras), que armazenam apenas informações de cor. Enfim, o processo de criação de uma HDRI usa algoritmo de minimização SVD além de poder iluminar um cenário de forma extremamente realista e artificial ao mesmo tempo, sem a necessidade de usar softwares 3D. Geralmente essas imagens podem ser feitas diretamente de sua câmera. Usando um tripé, tente tirar várias fotos de um mesmo lugar e sempre na mesma posição. Em seguida sobreponha todas as fotografias (layers/camadas) e trabalhe em cima da iluminação e níveis até que se possa chegar ao resultado desejado como as imagens listadas abaixo. Foto tirada de cima da World Trade Tower em Seoul usando tecnologia HDRI ![]() Pôr-do-sol em Seoul também usando tecnologia HDRI. ![]() Essa Tecnologia hoje em dia é muito utilizada em Games, como counter strike source, NFSMW e NFSC dentre outros, o HDR é aplicado no jogo principalmente em cenários onde há presença de sol e luzes ambientes. Onde essa tecnologia emula perfeitamente um efeito de ofuscamento da visão como aconteceria na realidade se saíssemos de dentro de um quarto escuro e olhassemos pra fora de uma ves só. isso dá realismo ao jogo !!! e está cada ves mais presentes e sempre com aperfeiçoamentos de tirar o fôlego. | |||||||||||||
| | |
| Publicidade | |
| | |
| | #2 | |||||||||||||
| Administrador
Postagens: 4.480
Agradeceu: 112
Agradecido 224 Vez(es) em 157 Posts
Reputação: 100 ![]() ![]() ![]() ![]() | O interessante é que esta tecnologia não é nova, eu lembro que quando eu trabalhava com 3dsmax 3 em 2001 ja existia um plugin pra isso. Excelente tecnologia. Está entre as tecnologias de ponta usadas pelo pessoal da SIS e da SGI(desenvolverdores do Silicon Graphics, uma super estaçao grafica). | |||||||||||||
| | |
| | #3 | |||||||||||||
| Past Contributor
Postagens: 1.701
Agradeceu: 0
Agradecido 20 Vez(es) em 16 Posts
Reputação: 30 ![]() ![]() ![]() | Para quem não sabe, também sou fanático por fotografias, mas infelizmente não tenho condições de comprar uma máquina fotográfica de verdade, estou tentando pegar uma CANON IS7 ou uma 640 para poder começar a brincar com fotos. Na empresa tenho uma semi-pro MAVIKA especifica para fotos MACRO, eu gosto de tirar fotos em macro, até pegar os pelos da perna de uma formiga eu já fiz, rsss Quem sabe um dia terei oportunidade para estudar fotografia e ter uma boa máquina e acessórios é claro. Belas fotos postadas ai heim, muito bom! | |||||||||||||
| | |
| | #4 | |||||||||||||
| Administrador
Postagens: 4.480
Agradeceu: 112
Agradecido 224 Vez(es) em 157 Posts
Reputação: 100 ![]() ![]() ![]() ![]() | Mas que apenas uma maquina essa tecnologia imprime o futuro do tratamento das imagens. Interessante que na segunda imagem que o toscano postou existem mais duas tecnologias, o BlurMotion e o HFMC, mas elas dependem do HDRI pra funcionar mais não são necessariamente padrão em imagens baseadas em HDR. | |||||||||||||
| | |
| | #5 | |||||||||||||
| Moderador
Postagens: 1.656
Agradeceu: 15
Agradecido 138 Vez(es) em 106 Posts
Reputação: 53 ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | É impressão minha ou essas fotos tem as cores suprer nitidas, não conheço essa tecnologia. | |||||||||||||
| | |
![]() |
| Usuários ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares | ||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| erro muito sem noção q não sei como aconteceu! | nicolasx21 | Duvidas sobre Mappers CS:Source/HL2 | 8 | 23-03-2008 18:40 |
| [MAPA] cs_chaves versão HDR by cellexpert (CS SOURCE) | cellexpert | Mapas de CS do PCProject | 2 | 01-01-2008 22:47 |
| [MAPA] dm_chaves versão HDR by cellexpert (CS SOURCE) | cellexpert | Mapas de CS do PCProject | 0 | 28-12-2007 16:40 |
| [Help] HDR | axxe | Duvidas sobre Mappers CS:Source/HL2 | 0 | 27-12-2007 18:21 |
| Como usar o HDR no HAMMER 4.0 ? | cellexpert | Duvidas sobre Mappers CS:Source/HL2 | 6 | 23-12-2007 22:15 |