Categories: Segurança

Atualização problemática do Windows 11 causa dores de cabeça

Avalie post

A Microsoft liberou no dia 13 de fevereiro uma atualização (KB5034765) para o Windows 11. A atualização inclui melhorias não relacionadas à segurança para as versões 22H2 e 23H2 do sistema operacional. No entanto, a atualização do Windows também está sendo problemática para um número não especificado de usuários, a ponto da Microsoft reconhecer oficialmente a questão.

Relatos de usuários apontam para instabilidades como o desaparecimento repentino da barra de tarefas e travamentos inesperados do Explorador de Arquivos. Alguns também notaram queda no desempenho após a instalação da atualização.

Outros usuários do Windows 11 enfrentaram falhas durante o download ou instalação. O processo parava em 96%, exibindo um erro “0x800F0922” com a mensagem “algo deu errado”. O Windows Update então revertia o sistema para o estado anterior. A Microsoft reconheceu este problema no painel “Problemas Conhecidos” do Windows, informando que os desenvolvedores estão trabalhando em uma correção definitiva.

Leia também: Microsoft prepara atualização automática Windows 11 23H2 após baixa adesão

Enquanto aguardam um patch para corrigir mais uma atualização problemática, os usuários do Windows 11 podem tentar evitar o erro excluindo a pasta oculta “C:$WinREAgent” e reiniciando a atualização KB5034765. Segundo a Microsoft, o processo de instalação deverá ser bem-sucedido após esse procedimento.

Apesar dos bugs e problemas de estabilidade, a atualização também traz novidades. Uma delas é a nova “experiência Copiloto”, que substitui o recurso “Mostrar Área de Trabalho” no canto direito da barra de tarefas. Na versão 22H2, o patch corrige problemas relacionados ao Narrator, Explorer.exe e download de metadados de dispositivos.

Do lado positivo, a atualização corrige 73 vulnerabilidades de segurança, incluindo cinco bugs críticos relacionados à execução remota de código, negação de serviço e escalonamento de privilégios. Além disso, ela fecha duas falhas do tipo “dia zero” exploradas ativamente: uma no recurso SmartScreen (CVE-2024-21351) e outra no recurso de segurança de arquivos de atalho da Internet (CVE-2024-21412).

Kayobrussy Guedes

Recent Posts

Quanto tempo dura um fone de ouvido bluetooth? 4 dicas!

A popularidade dos fones de ouvido Bluetooth disparou nos últimos anos, impulsionada pela conveniência e…

4 semanas ago

Qual o melhor fone de ouvido Bluetooth de 2024

Em 2024, o mercado de fones de ouvido Bluetooth está mais competitivo do que nunca,…

4 semanas ago

Modder roda Quake 2 RTX com ray tracing na CPU em Linux, mas a performance é de dar pena

Ray tracing em jogos é sinônimo de placa de vídeo (GPU) poderosa. Afinal, processar aqueles…

2 meses ago

Microsoft fornece instruções para desativar ou desinstalar o OneDrive

Em uma aparente mudança de estratégia, a Microsoft passou a oferecer instruções detalhadas sobre como…

2 meses ago

Adolescente recria “raio da morte” de Arquimedes e ganha medalhas em feira de ciências

Todo mundo aprendeu sobre Arquimedes, o brilhante matemático e inventor grego antigo, na escola. Ele…

2 meses ago

Efficient Computer revoluciona eficiência energética com novo design de processador

A eficiência energética é a ordem do dia, e todo designer de chips se esforça…

2 meses ago

This website uses cookies.