Durante o evento IFS Direct 2024, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, confirmou que a TSMC fabricará os processadores, GPUs e NPUs das linhas Arrow Lake e Lunar Lake ainda este ano. As CPUs Arrow Lake serão construídas no processo N3 de 3nm da TSMC, enquanto a Lunar Lake utilizará o processo N3B, ambos da gigante taiwanesa. A Intel já havia confirmado anteriormente que ambas as linhas serão lançadas no final de 2024.
Gelsinger também anunciou a ambição da Intel de se tornar a segunda maior fundição de wafers do mundo até 2030. Atualmente, a Intel corre atrás da TSMC, pois seu processo 18A é considerado equivalente ao N3P da concorrente.
Conforme o roteiro de produtos da Intel, a Arrow Lake utilizará o processo 20A da própria Intel, enquanto a Lunar Lake usará o 18A. Ambas as linhas contarão com os designs de transistor PowerVia e RibbonFET.
A Intel também revelou nesta semana que utilizará a arquitetura gráfica Xe-LPG para seus processadores desktop Arrow Lake-S, enquanto os processadores para notebooks Arrow Lake-H virão com a nova Xe-LPG+. Ainda não há detalhes oficiais sobre as melhorias que a Xe-LPG+ trará em relação à Xe-LPG, mas atualizações recentes do compilador Intel C for Metal indicam que a nova arquitetura suportará a tecnologia Dot Product Accumulate Systolic (DPAS), que auxilia na multiplicação e acúmulo de matrizes.
Sabemos que a Arrow Lake-S sucederá as linhas Raptor Lake de 13ª e 14ª geração para desktops e usará o novo soquete LGA 1851. Por outro lado, a Arrow Lake-H será a sucessora das plataformas Meteor Lake-H e Raptor Lake-H para notebooks. Ambas as variantes, desktop e mobile, devem vir equipadas com os novos núcleos Lion Cove P-Cores e Crestmont/Skymont E-Cores.
No mês passado, Gelsinger revelou que as linhas Lunar Lake e Arrow Lake triplicarão o desempenho de Inteligência Artificial dos processadores Intel, supostamente em relação a Meteor Lake e Raptor Lake. Ele também afirmou que a empresa almeja uma nova melhoria de 2x no desempenho de IA com a linha Panther Lake, prevista para chegar ao mercado no ano que vem.
Leia também: GPUs “Blackwell” da Nvidia pode enfrentar escassez devido à alta demanda