A Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciou planos para reduzir sua força de trabalho global em cerca de 8%, o que representa aproximadamente 900 funcionários. Em um e-mail enviado a toda a empresa, o presidente e CEO da SIE, Jim Ryan, afirmou que a indústria de videogames mudou significativamente e, após discussões com a equipe de liderança sobre o cenário econômico em evolução e as mudanças na forma como desenvolvem, distribuem e lançam produtos, ficou claro que mudanças organizacionais eram necessárias para garantir que o negócio continuasse a crescer e se desenvolver.
O objetivo, segundo Ryan, é otimizar os recursos para garantir o sucesso a longo prazo e continuar a fornecer as experiências que jogadores e criadores esperam. Os cortes de empregos afetarão funcionários de todas as regiões da SIE, incluindo Américas, EMEA (Europa, Oriente Médio e África), Japão e Ásia-Pacífico. Ryan também informou que a Sony propôs o fechamento do London Studio da PlayStation Studios e a redução do quadro de funcionários da Firesprite, um estúdio britânico.
“As mudanças propostas significam que entraremos em um período de consulta coletiva antes que qualquer decisão final seja tomada”, observa o e-mail, o que tecnicamente é apenas uma formalidade para cumprir as leis locais. Nos Estados Unidos, os funcionários afetados serão notificados de sua situação de emprego ainda hoje. O Japão oferecerá serviços de apoio à próxima carreira para aqueles que forem dispensados. Todos os funcionários afetados receberão benefícios de rescisão, acrescentou Ryan.
A Bloomberg também informou que um jogo live-service de Twisted Metal foi cancelado como parte da reestruturação. O jogo ainda estava em seus estágios iniciais e não havia sido oficialmente aprovado, segundo a publicação.
A Sony se junta a uma lista crescente de empresas de videogames que reduziram seu quadro de funcionários recentemente. Apenas nesta semana, a desenvolvedora britânica Supermassive Games anunciou uma reestruturação que envolveria a demissão de alguns de seus funcionários. Em janeiro, a Microsoft dispensou 1.900 funcionários da Activision Blizzard, ZeniMax e Xbox. De acordo com estimativas da indústria, cerca de 6.500 trabalhadores de videogames perderam seus empregos em 2023.
A indústria de videogames prosperou durante a pandemia, quando milhões de pessoas em todo o mundo se viram presas em casa e precisando de entretenimento. Agora que as coisas voltaram ao normal, e as pessoas geralmente têm menos tempo para jogos, a indústria precisou se ajustar.