A Walmart confirmou a aquisição da fabricante de TVs Vizio por US$ 2,3 bilhões em dinheiro, um movimento estratégico que visa expandir seu negócio de publicidade de altas margens. O Walmart, junto com sua rede de armazéns Sam’s Club, tem sido um importante varejista de produtos Vizio. O Walmart pretende aprimorar seus recursos de publicidade por meio do sistema operacional SmartCast da Vizio, que oferece aos usuários streaming gratuito com suporte de anúncios.
A Vizio vende anúncios por meio de sua plataforma de smart TV, que normalmente são exibidos quando o aparelho é ligado e dentro de alguns aplicativos de vídeo gratuitos com anúncios. Sob propriedade do Walmart, o grande varejista assumiria o controle desses lucrativos espaços publicitários, abrindo um novo caminho para receitas que poderiam ser usadas para financiar outras áreas de interesse, como remessas mais rápidas, para competir melhor com a Amazon.
O Walmart poderia dar um passo adiante, exibindo anúncios estratégicos para coincidir com as vendas na loja e até mesmo rastrear as vendas desde os anúncios exibidos nas TVs Vizio até a compra de produtos na loja. Você pode apostar que esse tipo de dados seria extremamente valioso para parceiros de publicidade, rendendo ainda mais dinheiro ao Walmart.
A Vizio e o Walmart mantêm um relacionamento comercial de sucesso há anos. Conforme o Journal, a Vizio é a principal marca de televisão do Walmart com base nas vendas, e o Walmart (incluindo o Sam’s Club) é o maior cliente da Vizio.
O Walmart está negociando um acordo para comprar a fabricante de televisores inteligentes Vizio como parte de um acordo avaliado em mais de US$ 2 bilhões. Fontes familiarizadas com o assunto disseram ao The Wall Street Journal que o acordo ainda não foi finalizado e as negociações podem fracassar. Se isso se concretizar, no entanto, daria ao grande varejista outro lugar para vender anúncios e vender produtos aos clientes.
O valor das ações da Vizio disparou cerca de 30% devido ao boato de aquisição, elevando o valor de mercado da empresa para US$ 1,89 bilhão. A empresa deve compartilhar seu último relatório de lucros no final do mês. As ações do Walmart não foram afetadas pelas notícias, oscilando em torno de US$ 168 por ação no momento da redação deste artigo.
Possuir e operar uma marca de eletrônicos não seria estranho ao Walmart, já que a empresa já administra a marca própria Onn. Mas, como mencionado, o fascínio aqui não tem tanto a ver com a oportunidade de vender televisores a preços acessíveis, mas sim com o canal de publicidade e com a geração de um novo fluxo de receitas fora das suas lojas.