O Google confirmou, através de uma postagem no blog, a liberação do recurso “Ajuda para Escrever” no Chrome 122, após o lançamento inicial da versão do navegador no início desta semana. A funcionalidade pode ser ativada fazendo login no Chrome com uma conta Google (caso ainda não tenha feito), acessando as configurações do navegador e navegando até a página “IA Experimental”.
Seguindo o cronograma de atualizações a cada quatro semanas, o Google disponibiliza hoje o Chrome 122. A nova versão traz um assistente de escrita, mudanças no Safe Browsing e outras novidades.
O Chrome 122 continua a implementação gradual de recursos relacionados à IA com a adição de um assistente de escrita. Ao clicar com o botão direito em uma caixa de texto, você poderá selecionar “Ajuda para Escrever” para começar. Depois de digitar algumas palavras, o Chrome irá gerar um rascunho mais longo e formatado adequadamente para você. Pelo menos é o que o Google diz – o recurso ainda não está totalmente disponível para todos os usuários, impossibilitando um teste completo no momento.
O assistente de escrita por IA foi anunciado no mês passado, e na época, o Google disse que chegaria na “próxima versão do Chrome”. Presumivelmente, isso significava o Chrome 122, mas também parece haver um componente do lado do servidor que pode não estar ativado para todos ainda. Além disso, não está claro qual modelo de IA está sendo usado para gerar rascunhos de texto, já que o Google anunciou recentemente o modelo Gemini 1.5 atualizado.
O Chrome 122 também introduz algumas mudanças no Safe Browsing, conforme revelado pelo Google no início deste mês. Versões anteriores do navegador verificavam cada site carregado no banco de dados Safe Browsing do Google, podendo bloqueá-lo caso fosse conhecido por distribuir malware ou causar outros problemas de segurança. A partir do Chrome 122, as páginas da web começarão a carregar antes que a verificação do Safe Browsing seja concluída, o que deve acelerar o desempenho do navegador com impacto mínimo na segurança. Além disso, o Chrome agora verifica downloads de PDF com menos frequência, pois explorações em PDFs são raras atualmente.
Leia também: Gmail não vai acabar, confirma o Google
O Google explicou em um post no blog: “A partir do Chrome 122, começaremos a introduzir um mecanismo assíncrono que permitirá que os sites carreguem mesmo enquanto as verificações em tempo real com os servidores Safe Browsing estão em progresso. Esperamos que isso reduza o tempo de carregamento da página e melhore a experiência do usuário, pois as verificações do lado do servidor em tempo real não bloquearão mais o carregamento da página. No entanto, se um site for considerado perigoso após o carregamento, um aviso ainda será mostrado.”
O Chrome 122 também traz melhorias para o WebGPU, recurso que permite que editores de vídeo, jogos e outros aplicativos web exigentes em termos gráficos aumentem o desempenho. O WebGPU foi lançado pela primeira vez no Chrome 113, e esta atualização adiciona um “modo de compatibilidade” para aplicativos WebGPU funcionarem em dispositivos que só suportam gráficos DirectX 11 (como PCs mais antigos) e OpenGL ES (como alguns dispositivos Android e Chromebooks). O objetivo é permitir que aplicativos e jogos WebGPU sejam executados em mais tipos de computadores e dispositivos móveis, mas ainda é um recurso experimental.
Como atualizar o Google Chrome
O Chrome instalará a atualização automaticamente no seu computador, celular ou tablet quando estiver disponível. Para verificar e instalar imediatamente qualquer atualização disponível, clique no ícone de menu de três pontos e clique em Ajuda > Sobre o Google Chrome.
1 comentário
Resposta: Microsoft prepara atualização automática Windows 11 23H2 após baixa adesão