O Microsoft Edge é indiscutivelmente um dos melhores navegadores do Windows, mas a insistência da empresa em inserir “recursos” desnecessários no aplicativo irrita muitos usuários. Um desses incômodos é um novo ícone da barra lateral que apareceu no canto superior direito da barra de ferramentas após a atualização mais recente.
Segundo relatos de usuários do Edge, o ícone apareceu após a atualização do Edge para a versão 121.0.2277.128, e pode ser visto no canto superior direito da tela, logo abaixo da caixa Fechar (x). Ele só fica visível quando todas as configurações da barra lateral, incluindo o Copilot, estão desativadas. No entanto, nem todos estão entusiasmados com o novo botão e alguns estão procurando maneiras de removê-lo definitivamente.
A má notícia para os usuários do Edge é que não há opção de GUI para se livrar do ícone, mas isso pode ser feito com um fácil ajuste no registro. Conforme explicado pelo usuário do Eleven Forums, TairikuOkami, o botão pode ser desabilitado permanentemente usando Edge Policies. Para fazer isso, basta abrir o aplicativo Terminal como Administrador e copiar/colar as três linhas de código a seguir, uma de cada vez, e pressionar Enter:
reg add “HKLM\Software\Policies\Microsoft\Edge” /v “HubsSidebarEnabled” /t REG_DWORD /d “0” /f
reg add “HKLM\Software\Policies\Microsoft\Edge” /v “SearchInSidebarEnabled” /t REG_DWORD /d “2” /f
reg add “HKLM\Software\Policies\Microsoft\Edge” /v “StandaloneHubsSidebarEnabled” /t REG_DWORD /d “0” /f
Após a execução de cada linha de código, você receberá a mensagem “Operação concluída com sucesso”. Agora basta reiniciar o Edge e o novo botão da barra lateral terá desaparecido. Embora esta não seja a maneira mais elegante de se livrar do recurso, atualmente é a maneira mais fácil. Esperançosamente, a Microsoft oferecerá uma opção de GUI simples para desativar o ícone em versões futuras do navegador.
A Microsoft tem o hábito de introduzir elementos impopulares no Windows para promover seus aplicativos e recursos menos populares com os quais ninguém se importa. No ano passado, o Windows 11 começou a adicionar automaticamente o ícone do Edge à área de trabalho, mesmo depois que os usuários o removeram manualmente. A empresa também introduziu anúncios no Windows 11 e outros incômodos, apesar de receber forte resistência dos usuários.
Vai te interessar: YouTube continua a dominar o pacote de streaming