Ray tracing em jogos é sinônimo de placa de vídeo (GPU) poderosa. Afinal, processar aqueles feixes de luz super realistas exige bastante poder computacional. Mas será que é possível fazer ray tracing na CPU? Um modder maluco resolveu tentar no Quake e conseguiu – no Linux, por sinal.
A novidade de Quake 2 RTX com ray tracing
O desenvolvedor Konstantin Seurer mexeu na biblioteca gráfica open-source Mesa, adicionando suporte a ray tracing Vulkan diretamente no código da CPU. Ativando a funcionalidade VK_KHR_ray_query, Seurer tornou o ray tracing possível sem uma GPU. Para provar o conceito, ele rodou o Quake II RTX com ray tracing pela CPU.
O resultado? Bem, digamos que não é dos mais impressionantes. Uma captura de tela revela o jogo penando a 1 frame por segundo.
Seurer admite que seu trabalho se baseia principalmente em portar código dos drivers Vulkan RADV, feitos para placas AMD Radeon. Ele também não revelou qual processador usou para o feito. É um avanço? Sem dúvida, mas a falta de detalhes deixa algumas perguntas no ar.
Por exemplo, qual o processador usado? Será um Threadripper de 96 núcleos ou um chip básico de notebook?
Quake II RTX permite ajustes gráficos como iluminação global e reflexos. Porém, as configurações usadas para o 1 fps não foram divulgadas, deixando no escuro quais efeitos visuais estavam habilitados.
Curiosamente, a utilização da CPU estava em apenas 34% no momento da captura. Isso é estranho, já que a CPU teoricamente deveria estar no limite tentando rodar algo que não é sua função. Será que 100% de uso resultariam em 3 fps, o triplo da taxa atual? Sem mais detalhes, é difícil dizer.
Apesar de inviável para jogos, o ray tracing na CPU é uma prova de conceito interessante. Ele mostra a possibilidade de, um dia, rodar aplicações com iluminação hiper-realista usando apenas um processador comum.
Não espere que gamers abandonem suas GPUs para jogar a continuação de Cyberpunk com gráficos rodando só na CPU. Mas com o avanço da tecnologia, o ray tracing na CPU pode ter aplicações interessantes, especialmente para tarefas menos exigentes.
Se você quiser tentar, o código de ray tracing de Seurer estará disponível na próxima versão do Mesa, a 24.1.
Leia também: Como atualizar drivers da placa de vídeo Nvidia no Windows e macOS