Os maiores jogos de hoje podem custar mais do que filmes, indo muito além da marca dos cem milhões de dólares. Também leva vários anos ou mais desde o início do desenvolvimento até o lançamento do produto final. Portanto, a ideia de um programador autodidata fazer uma série de “jogos” shovelware que levaram 30 minutos cada para serem criados e geraram mais de US$ 350 mil parece impossível, mas realmente aconteceu.
Programador Shovelware
TJ Gardner é o criador dos jogos Stroke disponíveis para download na PlayStation Store. Dizer que eles seguem uma premissa simples seria um eufemismo: os jogadores veem uma imagem estática de qualquer animal em que o título em particular se baseia, sobreposta a um fundo azul.
O texto no canto diz “Strokes 0”, que aumenta 1 cada vez que o botão X é pressionado, fazendo com que o animal pisque brevemente. Alcance 25 tacadas e você receberá um troféu de bronze, com mais prêmios por vários marcos. Acertar 2.000 tacadas dará um prêmio de platina.
Da Wikipedia: Videogames de baixo orçamento e baixa qualidade, lançados na esperança de serem adquiridos por clientes desavisados, são frequentemente chamados de “shovelware”. Isso pode levar a problemas de descoberta quando uma plataforma não possui nenhum tipo de controle de qualidade.
Em uma história sobre Gardner no The Guardian, é apontado que os jogos não apresentam animações ou efeitos sonoros, até mesmo a música é descrita como batidas acústicas lo-fi repetindo indefinidamente ao fundo. As imagens são cortesia de uma licença Creative Commons da Wikipedia.
Os jogos podem parecer muito ruins, mesmo pelo preço de US$ 3,99 (atualmente em oferta por US$ 2,79), mas eles faturaram mais de US$ 350.000. Eles foram baixados mais de 120.000 vezes desde o lançamento em setembro de 2022, dando a Gardner um lucro antes de impostos de quase US$ 240.000 depois que a Sony recebeu sua redução de 30%.
“O primeiro, para ser honesto, provavelmente levou sete ou oito horas”, diz Gardner. “Mas os subsequentes – Stroke the Beaver, por exemplo – teriam demorado cerca de meia hora.”
Existem muitos títulos simples disponíveis hoje que se mostraram populares, como os chamados jogos incrementais como Cookie Clicker, mas os jogos Stroke são projetados principalmente para atrair colecionadores de conquistas/troféus, que priorizam a coleta dessas recompensas virtuais sobre todo o resto. A PlayStation Store está repleta de títulos que mal podem ser chamados de jogos que oferecem troféus fáceis. Foi isso que levou Gardner a aprender código, principalmente no YouTube e em tutoriais on-line, e entrar no movimento de ganhar dinheiro.
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“Dei uma olhada no back-end da Sony e vi que era realmente muito fácil passar pelo controle de qualidade”, disse Gardner, explicando como foi fácil colocar Stroke the Dog na loja. “Então tentei mais alguns, obviamente com animais ligeiramente diferentes.”
Além de acariciar castores, a coleção de Gardner inclui Stroke the Dik-Dik, que é o nome de qualquer uma das quatro espécies de pequenos antílopes do gênero Madoqua, e definitivamente nada mais.
Nem todo mundo está satisfeito com o que alguns acreditam ser um caso de pessoas explorando o sistema, embora o próprio Gardner admita que suas criações são pás. Ele também diz que das 11.105 pessoas que compraram Stroke the Hamster, apenas 10 pediram reembolso.
A Sony está supostamente reprimindo jogos de pá e caçadores de troféus, ameaçando removê-los e às contas dos editores de seus criadores, embora sua loja ainda esteja cheia desses títulos – os US $ 101.000 que a Sony ganhou de Gardner provavelmente a convenceram a não ser muito criteriosa. Enquanto isso, Gardner está migrando para outros projetos que não sejam de shovelware.