Tomb Raider é uma das franquias mais icônicas da história dos videogames. É a razão pela qual o clássico de 1996 foi incluído no Hall da Fama Mundial dos Videogames em 2018. Se ele precisava de uma versão remasterizada é discutível, mas foi obtido de um desenvolvedor mais conhecido por seu projeto multiplataforma Tomb Raider, OpenLara.
Alguns de vocês podem estar familiarizados com um projeto extremamente ambicioso em andamento chamado OpenLara. O trabalho de amor visa recriar os jogos Tomb Raider originais (1-5) em um mecanismo de plataforma cruzada de código aberto (LibRetro). Uma versão jogável do Tomb Raider original já pode ser jogada online via navegador da web.
Infelizmente, o projeto está inexplicavelmente paralisado há vários meses. O modder por trás do OpenLara, XProger, explicou por que ele está em espera há mais de um ano. Evidentemente, Sabre Interactive e Aspyr Media tinham XProger, cujo nome verdadeiro é Timur Gagiev, trabalhando incansavelmente noite e dia em Tomb Raider I – III Remastered para deixá-lo pronto para o lançamento no Dia dos Namorados.
“Desde o início, tivemos total liberdade e nos propusemos uma meta impossível, que só poderia ser alcançada por uma pequena ‘Equipe de Desenvolvimento’ de malucos, prontos para trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana [para o] próximo ano com uma visão absoluta do que e para quem estamos fazendo”, tuitou Gagiev. “Graças aos desenvolvedores originais e à comunidade, lemos ansiosamente TODOS os seus comentários, entrevistas, análises e reações. A responsabilidade para com todos vocês era maior do que o medo dos prazos e a quantidade absurda de trabalho.”
Tomb Raider Remastered não é o primeiro show profissional de Gagiev. Sua experiência em gráficos de videogame lhe rendeu cargos em vários estúdios trabalhando em vários jogos conhecidos, incluindo Saints Row: The Third – Remastered, Quake: Champions e World War Z. Ele também foi creditado como Diretor de Renderização para a versão para PC. do Starfield da Bethesda. Gagiev é atualmente Diretor Técnico do Sabre. Antes disso, ele trabalhou como Diretor Associado e Líder de Renderização na Sperasoft. Ele também trabalhou como engenheiro gráfico no Sabre no final de 2010.
A trilogia remasterizada recebeu críticas “geralmente favoráveis” de críticos e usuários, com média de pontuações altas de 70 a baixas de 80. A principal reclamação é que a mecânica ainda é tão desajeitada quanto os originais, apesar da modernização do esquema de controle. Os gráficos refeitos também são um ponto de discórdia para alguns.
“O maior problema que ele enfrenta é que a nova camada de tinta é em grande parte apenas isso – a jogabilidade central ainda está enraizada na excentricidade 3D inicial e parece estranha de jogar agora – e de certa forma, é mais difícil entender isso agora, já que nenhum esquema de controle ofereceu sentimentos tão naturais quanto qualquer coisa apresentada em um jogo Tomb Raider desde os dias do PS2 em diante. Os novos visuais parecem bons em teoria, mas têm estranhos problemas de recorte em movimento, e as animações enraizadas nos jogos PS1 prejudicam o estilo moderno. embalagem do dia também.” – Análise do jogador hardcore
Grande parte do apelo natural do jogo ocorre com os jogadores mais velhos que procuram reviver a nostalgia de jogar os títulos de quase 30 anos no hardware atual, independentemente da nova pintura. Para isso, os remakes atendem, principalmente no modo Clássico. Os recém-chegados provavelmente irão gostar da ideia do jogo, mas acabarão por considerá-lo “ok” em comparação com as aventuras modernas em terceira pessoa.
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